terça-feira, 18 de setembro de 2012


Amigos,
Aqui estamos para relatar mais uma manhã de domingo bem agradável pelos trilhos e caminhos do Ribatejo Oeste. A chamada foi às 8h00 em ponto e corresponderam o Escritor, o Técnico, o Emigrante em Leiria, um novo elemento, estrangeiro, que vem lá dos lados do vinho a martelo, um outro novo elemento, da vizinha aldeia de S. João da Ribeira, o Mano 1, que apareceu de Jeep – Assim não vale – e o emigrante de Lisboa, que se atrasou e enviou uma comunicação do atraso para o telemóvel errado, logo também não pudemos contar com a sua sempre agradável companhia.
A voltinha começou com uma partida que o S. Pedro pregou ao Escritor, que na véspera tinha ameaçado calor, fazendo com que este untasse o corpo com protetor solar em dose extra… contudo o sol não apareceu para gaudio dos restantes elementos. O percurso iniciou-se em direção a S. João da Ribeira, via Larojo, onde fomos dar as boas-vindas ao novo elemento estrangeiro. Na descida deu-se o primeiro percalço, o estrangeiro do vinho a martelo, pulverizou os discos de travão com WD40, beneficiava o rolar da bicicleta mas o estancar não era tão eficaz. Regressamos a Malaqueijo, e como a subida é dura, este último elemento decidiu dar por terminada a sua prestação dominical, aproveitando para limpar os discos. Companheiro, há que continuar a treinar, desistir é que nunca!
Os restantes elementos partiram novamente em direção a S. João da Ribeira, seguindo o caminho da antiga linha de comboio até à Ponte Celeiro. É um caminho que muito nos agrada fazer e que tem um pequeno troço em que, devido à intransitabilidade, temos que levar as bicicletas à mão, recordando o Mano 1 que não pode estar presente.
Seguimos em direção à Moçarria e regressámos a Malaqueijo via trilho junto à A15. O técnico já começava a dar sinais de desgaste, visto andar a ter treinos localizados na zona renal e lombar, que dificultam sempre o desempenho de domingo.
Feito um pequeno “tour” de apresentação pela principal Avenida de Malaqueijo, regressámos a S. João da Ribeira pelo caminho inicial, para deixarmos o novo elemento em casa à hora combinada.
11.20 - não falhámos.
 
 
Mais uma vez ficaram o Escritor e o Emigrante de Leiria, que devido à sua persistência, começam a apresentar uma forma de fazer inveja aos restantes elementos. O caminho de regresso foi feito via Azambujeira, descomprimindo depois até Malaqueijo.
Para os que iniciaram e encerraram a etapa foram 65km de agradável convívio e boa-disposição. Aos novos elementos, agradecemos a agradável companhia e aos elementos habituais, que por um ou outro motivo, não puderam estar presentes, aguardamos o seu regresso com saudade, pelos bons momentos que nos proporcionam, domingo após domingo.
Amigos, até para a semana e continuação de boas pedaladas.
Malaqueijo BTT.
Amigos, reparem, com o aumento da austeridade, daqui a pouco tempo esta será a única forma que temos de matar o vício.
E vamos ver se para isso não temos que pagar um imposto.
Um abraço a todos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Amigos,
Este domingo realizámos mais um treinozinho, desta feita dividido em dois patamares. À primeira parte, mais cedo que é costume (saída às 7h, porque adivinhava-se um dia bastante quentinho), apareceram à chamada o Escritor 1, o Emigrante de Leiria e o Cantor, regressado após longa ausência por motivos técnicos.
Os primeiros quilómetros foram “rasgadinhos”, escolhendo a “nata” dos trilhos nas imediações da bela aldeia de Malaqueijo. Começou com a descida até S. João da Ribeira, via Tagarrejo, onde subimos posteriormente para a Azambujeira e onde começámos a notar os primeiros sinais de fadiga no Cantor. Seguiu-se a descida para o Porto de Oliveira e a travessia do nosso bem-amado Single Track. Seguiu-se a subida à beira da Auto-Estrada e o caminho até Malaqueijo, com paragem no café D’Alagoa e a confirmação do término do treino do Cantor (há que recomeçar devagar). Eram 9h e estavam percorridos 25km.
Travessia da Vala da Calhariz
 
Técnica apurada
 
Colhendo amoras

Após “arrumar” o primeiro convidado, ligámos aos dois elementos que não dispensam uma agradável manhã bem-dormida mas como o BTT é um desporto extremamente solidário, estes amigos também são muito bem-vindos. Assim ligámos ao Técnico e ao Emigrante 2, tendo apenas o último acedido à chamada. O Técnico anda mais preocupado com outro tipo de “afinações” e tem posto a bicicleta um pouco para canto.
Casais do Larojo
 
Cabeço de "São Gens"
 
A segunda fase da etapa começou em direção ao Larojo, com uma passagem pelo Cabeço de São Gens, onde podemos desfrutar da fabulosa vista de um dos pontos mais altos que circundam a nossa aldeia. Para a descida tentámos encontrar um caminho alternativo, mas faltou-nos o instinto de guia do Mano 1 (já temos muitas saudades da companhia dele nos nossos treinos domingueiros, principalmente nesta fase em que perspetivamos a busca de novos trilhos – ninguém como ele para conhecer todos os cantos como a palma da sua mão!) e acabámos por repetir o caminho no regresso.
Descobrindo caminhos ..... à Mano1
 
Será óleo ou massa consistente ?
 
Após mais uns quilómetros percorridos e umas pequenas paragens para degustar alguma fruta da época, regressámos à nossa Aldeia, escolhendo a subida do Larojo que desemboca junto da residência do 5º Elemento, há muito afastado destas andanças, segundo o próprio, por problemas técnicos crónicos, no entanto ficou prometido um regresso para breve!
Colhendo figos
 
Abastecimento - São João da Ribeira
 À chegada estava à nossa espera um fresco (naturalmente fresco) e delicioso melão, cortesia do Escritor 1.
Melãozinho do Avô Manel
  
o Golpe Final

Foi mais uma manhã muito agradável e bem passada!
Amigos, até para a semana e continuação de boas pedaladas.
Malaqueijo BTT.